Centro Cultural Lusófono

A página dos sócios do CCL

Exposição Portugal en un millón de pasos, de Pau

07DSCN7267

No ano 2010, tive uma ideia: queria fazer uma pequena travessia a pé, no Algarve. O Algarve de norte a sul talvez, em vários dias.

Estava entusiasmada com a ideia mas não sabia realmente se seria capaz. Portanto em Abril desse ano fiz uma prova: num fim-de-semana, caminhei de Vila Real de Santo António a Cacela (sábado), e de Cacela a Tavira (domingo).

Gostei tanto que, 3 anos e meio mais tarde, já cheguei a Caminha. A fronteira com a Galiza.

05DSCN4326

Deixando atrás o Algarve inteiro, de este a oeste até ao Cabo e depois de sul a norte, toda a costa do Alentejo, a península de Tróia até Setúbal e depois até Lisboa, o centro, passando por Peniche, Óbidos e Figueira da Foz, e o Norte: o Porto, Viana do Castelo, Caminha. Só pude considerar terminada a travessia quando vi a Galiza ao outro lado do rio. E isso aconteceu no dia 12 de Agosto deste ano.

Foram 18 etapas em quatro primaveras/verões e um total de 55 dias de caminhada. Foram 958 quilómetros e mais ou menos um milhão de passos.

03-DSCN3562-reencuadrado

Durante a travessia tirei muitas fotografias e escrevi um diário, que agora formam a base da exposição “Portugal en un millón de pasos” que se inaugura no dia 15 de Outubro no pátio do Centro Cívico Las Columnas em Sevilha e estará até ao dia 31. A instalação tem 23 metros de comprimento, 146 fotografias e uma frase contínua (ou 23 metros de frases pequenas) que descreve as aventuras, sentimentos e achados que surgiram em cada um dos lugares visitados. Há também um livro com uma crónica mais completa, há o “Álbum de coisas enferrujadas e esquecidas” e há vários grandes painéis que mostram a filosofia desta aventura: o como e o porquê de atravessar um país sem mochila, sem gorro de sol, sem companhia e sem experiência de caminhar, e porque é tão bom.

Está tudo na exposição. Vemo-nos lá!

Bosque

Anúncios

Outubro 8, 2013 - Posted by | Actividades do CCL, Exposições, Viagens

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: