Centro Cultural Lusófono

A página dos sócios do CCL

Já se fala português no ensino secundário andaluz.

josé saramago

No ano lectivo 2010-11 foi introduzido o ensino do português como segunda língua estrangeira nalgumas escolas secundárias públicas andaluzas.  Tratou-se dum projecto piloto da  Consejería de Educación da Junta da Andaluzia, enquadrado na sua política de fomento da aprendizagem de línguas estrangeiras, e a iniciativa foi baptizada com o nome de “Projecto Saramago”.

Actualmente o português é ministrado em 6 escolas, todas da zona de Huelva. São elas os  IES (Institutos de Educación Secundaria)  “González de Aguilar” e  “Guadiana”  (Ayamonte),   “Padre José Miravent” e  ” Galeón”  (Isla Cristina),   “La Arboleda”  e  “El Sur” ( Lepe).  Está previsto que no próximo ano lectivo o Projecto Saramago seja ampliado a mais duas escolas:  o IES “Diego de Guzmán y Quesada” (Huelva) e o  IES  “Odón Betanzos Palacios”  (Mazagón).

No ano lectivo 2012-13 estão envolvidos neste projecto 7 professores que contam com a ajuda de  duas auxiliares de conversação portuguesas, para um total de cerca de 150 alunos, dos níveis 1º a 3º da ESO (Educação Secundária Obrigatória).

Dentro desta iniciativa, teve lugar no passado dia 26 de Fevereiro uma acção de formação intitulada “Metodologia do Português como segunda língua estrangeira”, que contou com a participação de vários professores portugueses e à qual assistiram, além dos professores das escolas de Huelva, dois professores de escolas secundárias de Málaga que estão interessados em abrir nos seus centros a possibilidade de estudar português. Eis uma fotografia desse encontro:

Jornadas portugués

O Centro Cultural Lusófono quer aqui agradecer o empenho dos professores (espanhóis  todos eles, pois claro) que trabalham no Projecto Saramago. Sabemos que, em grande parte, tudo isto só é possível graças  ao enorme carinho que nutrem pela língua portuguesa.

Oxalá os ventos sejam propícios ao Projecto Saramago e este possa  expandir-se por outros centros de ensino da Andaluzia.

(fotografia retirada da página web ARCEnautas. Red de lenguas: http://arceproyectoplc.blogspot.com.es/2013/03/programa-jose-saramago-una-iniciativa.html?spref=fb)
Anúncios

Março 17, 2013 - Posted by | Estudar português

4 comentários »

  1. Acho que vejo a nossa professora Sao nessa foto… estará a animar o pessoal! Boa iniciativa!

    Comentar por Anónimo | Março 20, 2013 | Responder

  2. Sim, eu também acho que é essa tal São que está lá pelo meio. Camuflada, mas é ela….

    Comentar por São | Abril 4, 2013 | Responder

    • (O anónimo do comentário 1 não se quer identificar?) Curiosidade…

      Comentar por São | Abril 6, 2013 | Responder

  3. Grande, nossa cara professora, mesmo assim que a “gente da minha terra”, Huelva. É uma muito boa notícia.

    Comentar por Eugenia | Abril 7, 2013 | Responder


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: