Centro Cultural Lusófono

A página dos sócios do CCL

“Diário Iluso”, uma nova viagem do CCL

“Diário Iluso” será uma viagem criativa pelo Algarve, no fim-de-semana do 22 – 24 Outubro. Não iremos muito longe, mas visitaremos lugares onde talvez nunca tenham estado e com um olhar que nunca tenham tido, para criar uns cadernos de viagem muito pessoais e especiais e ter também alguma experiência artística nova.

Delacroix

Um diário ou caderno de viagem pode ser muitas coisas: uma forma de recordar, de experimentar, de soltar emoções, de ver tudo com mais detalhe, é um companheiro de viagem divertido, útil, especial.

A viagem será bilingue: português-espanhol. Não são precisos conhecimentos prévios de desenho, de pintura, de escritura criativa, nem de nada em particular.

Pedro_Salgado

 A professora de arte Cristina Garmendia ajudar-nos-á a criar estas recordações únicas duma viagem única, com ideias, actividades, imagens e formas novas de ver o que nos rodeia.

Antes da viagem, combinaremos um dia em Sevilha para comprar os cadernos (os que quiserem) e falar um bocado da teoria e a práctica dos diários de viagem e dos materiais que possamos levar.

Fernandes

Sairemos de Sevilha na sexta-feira à tarde e passaremos o fim-de-semana a desfrutar das imagens, cores, texturas, sons e ideias do Algarve, até à volta no domingo à tarde. O alojamento será num bonito complexo de apartamentos com árvores, relvas, água e flores em Tavira ou em Cabanas, onde também poderemos aproveitar o ambiente para ter ideias para incorporar aos cadernos.

Viajaremos de comboio à típica aldeia piscatória da Fuzeta, com a sua praia de ria e típicas ruas de pequenas casas antigas, e visitaremos outros lugares. Haverá caminhadas a pé para os que quiserem, natureza, cidade, ambientes estranhamente típicos dos anos sessenta e setenta, bares onde nunca tínhamos entrado se não fosse para uma aventura destas características, restaurantes, e aproveitaremos todos estes ambientes para adicionar imagens, escritos e objectos aos nossos diários.

Haverá actividades originais como apadrinhar uma rua ou criar uma poesia… mas não queremos revelar nossas surpresas ainda. Haverá muitas ideias disponíveis, os participantes só têm de escolher as suas favoritas, interiorizá-las e incorporá-las aos seus “diários ilusos”.. e com certeza, nenhuma deles se vai parecer a outra!

Pedro_Baptista

 Num caderno de viagens podem entrar muitos elementos diferentes: desenhos; pintura e cores; ‘collages’ criados com elementos que se encontrem a cada passo ou comprados nos quiosques e nas pequenas lojas; elementos naturais como folhas e flores; decalques; fragmentos de mapas; bilhetes, contas, papéis e outras recordações; as contribuições dos outros viageiros; escritos, pequenos ou grandes – detalhados, surrealistas, espontâneos, em português ou em espanhol – e naturalmente fotografias. Cada pessoa pode descobrir a sua especialidade, porque cada pessoa com certeza tem uma: o resto é experimentar. Experimentar e descobrir. Venham connosco!

Informaremos com mais detalhe em breve, também por e-mail aos sócios e amigos. Se quiser receber informação sobre a viagem, mande-nos um e-mail a cclusofono@yahoo.es

 A viagem

Anúncios

Setembro 21, 2010 - Posted by | Actividades do CCL, Cultura

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: