Centro Cultural Lusófono

A página dos sócios do CCL

A Casa Sandeman e a Casa dos Fados

sandeman-13

Este fim de semana pintei este cartaz para a nossa Taberna de Fados, que se vai celebrar no dia 6 de Fevereiro (às 20.00 h na Taberna Mariscal, em Sevilha).

 O cartaz é uma cópia do famoso poster do Porto Sandeman, desenhado em 1928 por George Massiot Brown.

 Para mim foi muito divertido voltar a pintar, e voltar a criar adereços para o teatro, como nos velhos tempos da Casa dos Loucos….

 Sinto uma conexão especial com o Porto Sandeman. Temos quase o mesmo apelido (o meu é Sandham), e a personagem que eu represento nas nossas peças de teatro, a fadista bêbada Amália Alves Sandeman de Todos os Santos, é descendente…

O logotipo do Porto Sandeman foi criado em 1928 pelo pintor George Massiot Brown. Com a sua capa de estudante português e chapéu espanhol de aba larga, o “Dom Sandeman” (ou “The Sandeman Don”) foi uma das primeiras imagens de marca criadas no mundo, tornando-se num ícone entre os fabricantes de bebidas, e tendo servido de inspiração a outras marcas, nomeadamente em Espanha, com o touro da Osborne. A imagem consegue ainda hoje unir a mística e a atracção, sendo um dos ícones com mais elevado reconhecimento de marca no mundo das bebidas.

Em 1965 o Don ganhou uma nova vida e dimensão no seu primeiro filme publicitário televisado, “Find the Don and you will find Sandeman”. Quer ver o anúncio original? Tem um certo estilo “James Bond”…

http://eng.sogrape.pt/campanhas/televisao

(É o último anúncio na lista).

 

Vamos fazer um ‘remake’? Ó Dani, queres fazer de Don Sandeman? Ó Ángel, queres filmar, quando te recuperares do tornozelo?

 

Na nossa Taberna haverá muitas personagens entre o público… anima-se alguém a vir disfarçado de Dom Sandeman?

 Sexta (viernes) 6 de Fevereiro, às 20.00 horas no Pub Mariscal. Com a fadista Rosario Solano e os seus guitarristas Yorgos, Chemón e Ramón, e o pianista Vítor. Também a bêbada Amália com o seu marido Rui. E com Dulce, Joaquina, o bailarino Carlos, o empregado Pablo Borrego…. e muitos fadistas e fadistos espontâneos!

 

Anúncios

Janeiro 30, 2009 - Posted by | Uncategorized

1 Comentário »

  1. Cozinheiro Carlos…Dançarino Carlos…que estás a tentar a fazer da minha imagem????!!!!!

    No entanto tenho que dizer que a história do Sandeman é muito interessante como tu a contas…e há um fado que o acompanha, em voz masculina que se chama o “embossado” creio!!! isto é se bem me lembro!

    Carlos

    Comentar por Carlos Novo | Janeiro 31, 2009 | Responder


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: